terça-feira, 21 de setembro de 2010

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A avaliação institucional é um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores escolares de meu município, os profissionais da educação ainda estão com a concepção descrita no texto de (SOUSA, 1999) e acreditam que a avaliação está vinculada à idéia de seleção, de classificação, de premiação ou de punição, representando uma ameaça aos indivíduos ou grupos.
            Ao ler os textos propostos pela sala planejamento prática e gestão escolar, entendi que a avaliação tem uma dimensão fundamental na condução do processo de democratização da escola e que usada de forma correta contribui para alcançarmos os objetivos propostos.
A avaliação institucional precisa contribuir para a organização da escola, para o trabalho do professor e do próprio gestor escolar, precisamos abandonar a idéia da avaliação que se realiza de modo sistemático direcionada para o aluno, sem que os resultados dessa avaliação sejam referenciados ao contexto em que são produzidas. O fracasso ou o sucesso escolar dos alunos não podem mais ser interpretados em uma dimensão individual, precisamos relacionar como a expressão do próprio sucesso ou fracasso da escola.
Penso que precisamos ressignificar a avaliação e ampliar a sua abrangência, é preciso avaliar o desempenho dos alunos de maneira contextualizada é como escreve (SOUSA, 1999)significando que todos os integrantes e os diversos componentes da organização escolar sejam avaliados: a atuação do professor e de outros profissionais da escola; os conteúdos e processos de ensino; as condições, as dinâmicas e as relações de trabalho; os recursos físicos e materiais disponíveis; a articulação da escola com a comunidade, com os grupos organizados da sociedade; as relações da escola com outras escolas e instâncias do sistema”
A escola deve ser avaliada em sua totalidade e a avaliação tem que ser pensada como dimensão intrínseca ao processo educacional, precisa ser utilizada para contribui na construção dos resultados esperados. Concordo com (SOUSA, 1999) quando diz que precisamos avaliar para “afirmar valores, ou seja, avalia-se para subsidiar, induzir, provocar mudanças em uma dada direção, evidenciando-se que não há neutralidade nos caminhos, nos procedimentos e nos instrumentos que são utilizados em uma atividade ou em um processo avaliativo”.
            Somando a esse conhecimento corrobora com o que disse (Sousa, 1995, p. 63) "A avaliação se constitui em um processo de busca de compreensão da realidade escolar, com o fim de subsidiar as tomadas de decisões quanto ao direcionamento das intervenções, visando ao aprimoramento do trabalho escolar”.
 Após as leituras desses textos vejo que precisamos avançar muito no que diz respeito a avaliação, na escola que trabalho ainda estamos utilizando a avaliação de forma individualizada sem o sentido do todo, da contextualização, ainda não tivemos coragem de realizar uma avaliação institucional da forma a apontar caminhos conciso, estamos engatinhando. Proponho apresentar os textos a meus colegas e discutirmos juntos como poderemos mudar essa realidade no CEJA Alternativo, instituição Escolar em que trabalho.   

ELENILDO DAMIÃO DA CRUZ

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